Programação

Confira os eventos programados para o workshop:
Horários Segunda-feira 10/10 Terça-feira 11/10
13:30 às 14:00

Abertura 

Apresentação do evento

Sessão de Mentoria

Monitorias com os professores

14:00 às 14:30

Palestra

Igor Steinmacher

14:30 às 15:00
15:00 às 15:30
Social Break
15:30 às 16:00

Sessão de Mentoria II

Monitorias com os professores

Elevator Talks

Apresentação de todas as propostas para o público e votação das 3 melhores.

16:00 às 16:30
16:30 às 17:00

Palestra

Bianca Trinkenreich

17:00 às 17:30
17:30 às 18:00

Encerramento

Premiação das 3 propostas mais votadas e encerramento do evento

Palestras

Como escrever um artigo científico

Segunda-feira, 10/10 às 14h

Igor Steinmacher

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ciência da Computação pelo IME-USP, Graduado em Ciência da Computação pela UEM (2003) e Mestre em Ciências da Computação pela UFRGS (2005). Faz parte do quadro efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Campo Mourão, como Professor de Magistério Superior Adjunto. Foi organizador das edições de 2014 e 2015 do Workshop de Software Livre (WSL) e do Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC) 2012, e do CBSoft 2016.

Foi membro do comitê de programa de diversos eventos nacionais e internacionais nas áreas de Engenharia de Software e Sistemas Colaborativos (ICSE, ICGSE, ACM CSCW, ACM GROUP, OSS, FSE, ICSME, SANER, etc.), é membro do corpo editorial do Journal of Software: Evolution and Practice, e é revisor frequente de outros periódicos importantes (EMSE, TSE, JSS, JISA, JSERD, CSCW). Também atuou como Program Chair de eventos, incluindo AICCSA 2019 – Software Engineering Track, ICGSE 2020, CHASE 2019, SBES 2020-Education Track. Tem mais de 100 artigos publicados em veículos com revisão por pares, e recebeu alguns prêmios, destacando-se: ICSE 2021 ACM SIGSOFT Distinguished Paper Award, ICSME 2020 TCSE Distinguised Paper Award; OpenSym 2020 Best Paper Award; ACM CSCW 2020 Honorable Mention Award; ICSE SEET 2019 Distinguished Paper Award; SBES 2018 Best Paper Award.

Tem como principais linhas de pesquisa e interesse: Mineração de Repositórios de Software, Processo de Desenvolvimento de Software Livre, Entrada de novatos em projetos de software, pesquisa qualitativa, engenharia de software experimental.

Mulheres no desenvolvimento de software. Sim, ainda precisamos falar sobre isso

Terça-feira, 11/10 às 16h30

As mulheres representam menos de 24% dos funcionários na indústria de desenvolvimento de software, sofrem vários tipos de preconceito e desafios. Mesmo em empresas que se preocupam com a Diversidade & Inclusão, é difícil ‘desatar as amarras’ dos problemas socioculturais. Ouvir as mulheres, especialmente aquelas que trabalham em uma organização multicultural, sobre seus desafios e adotar suas sugestões pode ser vital para projetar programas e resolver o problema da sub-representação de mulheres. Neste trabalho nós colaboramos com uma empresa global de grande porte (Ericsson), que investe e acredita na Diversidade & Inclusão. Ouvimos as mulheres e os desafios que elas enfrentam nas equipes globais de desenvolvimento de software desta empresa e o que essas mulheres sugerem para reduzir os problemas e aumentar a retenção.

Nossa pesquisa mostrou que as mulheres enfrentam problemas de equilíbrio entre vida profissional e pessoal e encontram barreiras invisíveis que as impedem de ascender a posições de liderança. Também sofrem microagressões e sexismo, precisam demonstrar competência constantemente, serem supervisionadas em tarefas essenciais e recebem menos trabalho depois de serem mães. Além disso, as mulheres sentem falta de ter mais colegas do sexo feminino, falta de autoconfiança e reconhecimento. As mulheres da empresa sugeriram políticas sabáticas, flexibilidade de local e horário, apoio à maternidade, treinamento de habilidades sociais para gerentes, igualdade de oportunidades, modelos para apoiar o crescimento da carreira, diretrizes para contratar mais mulheres, grupos de apoio e mais interação entre as mulheres , grupos e eventos inclusivos, empoderamento das mulheres publicando suas histórias de sucesso na mídia e reconhecendo suas conquistas. Nossos resultados foram compartilhados com a gestão da empresa, que considerou muito útil e trabalhará em ações para mitigar os desafios que as mulheres ainda enfrentam.

Bianca Trinkenreich

Northern Arizona University

Sou carioca e há 3 anos mudei para numa cidade chamada Flagstaff, ao norte do Arizona, para o doutorado na Northern Arizona University. Meus orientadores se chamam Igor Steinmacher e Marco Aurelio Gerosa. Tenho mais de 20 artigos como primeira autora publicados em conferências e revistas, incluindo TSE, CSCW, TOSEM, ICSE, IST, entre outros.

Minha pesquisa atual envolve fatores humanos da engenharia de software, incluindo diversidade, senso de pertencimento, satisfação, produtividade e retenção. Acredito na beleza da interseção entre métodos qualitativos e quantitativos, e utilizo ambos em minha pesquisa. Atuei na entrega de projetos de software e serviços de TI por 20 anos antes do doutorado, e voltei para a indústria há 3 meses como pesquisadora na Globant. Sou mãe de uma princesa de 6 anos e sigo meu caminho com muito esforço.